SEO, uma palavra tão pequeninha, más com um significado tão grande.

Você já deve ter pesquisado horrores  de como fazer seu blog aparecer na primeira página do Google, não é mesmo??? Sinto te dizer, más essa não é uma tarefa tão fácil assim.

Eu não estou aqui para te ensinar uma fórmula mágica, que irá colocar seu blog na primeira página do Google do dia para noite. E se você viu algum artigo te prometendo isso, você pode estar sendo enganado, pois isso é impossível.

A aplicação de SEO no seu blog irá te ajudar muito, e, é por isso que resolvi criar um post te ensinando as principais técnicas para que isso aconteça o mais breve possível.

seo

Neste post você vai saber:

  • O Que é SEO

  • Principais Técnicas de SEO

  • A Importância da Palavra Chave

  • Como Utilizar o Planejador de Palavras Chave

  • Melhor Plugin SEO WordPress

O Que é SEO?

A palavra SEO  (Search Engine Otimization), significa, basicamente, otimização de sites. É definida como uma forma de melhorar o posicionamento de sites e blogs, através de  técnicas aplicadas em seus conteúdos.

Aplicando essas técnicas, será possível melhorar seu posicionamento perante sites de busca como o Google, Bing, Yahoo, etc… Apesar de a maioria das pessoas focarem no Google, a aplicação dessas técnicas também servem para melhorar o posicionamento perante outros mecanismos de busca citados acima.

Principais Técnicas de SEO

  • Título Otimizado

Uma das Principais técnicas de SEO, é a otimização dos títulos dos posts. Para fazer a otimização dos títulos, é  necessário que você coloque a palavra chave no início do título. Isso irá ajudar o Google a encontrar seu site quando alguém pesquisar a palavra chave escolhida por você.

Veja neste post: Passo a Passo de Como Pesquisar Palavra Chave Corretamente

Exemplo de título otimizado:

títulos otimizados

Aqui a palavra chave utilizada é SEO. Ela aparece no início do título e também no link do post.

  • Meta Description Otimizada

A descrição também é um fator importante quando se trata de aplicação de Seo no seu site. Para fazer uma descrição otimizada, é necessário colocar a palavra chave, pelo menos uma vez na descrição do seu post.

A descrição é o que aparece logo após o título do post, nos resultados de pesquisa do Google.

Exemplo:

Meta description otimizada

  • Utilizar Técnica de Link Building

Essa, com certeza, é a técnica de SEO que irá garantir que o usuário permaneça no seu site por mais tempo. Isso faz com que o Google perceba que seu conteúdo é relevante para o usuário fazendo com que melhore seu posicionamento nas pesquisas realizadas, com relação as palavas chave escolhidas por você.

A técnica de link building nada mais é, do que, colocar links ao longo do conteúdo que levam a outros posts do seu blog, ou para um site referência. O Google entende que você tem interesse em passar conteúdo de qualidade para o usuário do seu site.

A Importância da Palavra Chave

É de extrema importância que você tenha as palavras chave definidas antes de iniciar a criação de conteúdo.

Isso serve  para criação de vídeos, textos, infográficos, etc…

A palavra chave é importante, pois é através dela que o Google direciona a pesquisa para os sites que contém a palavra chave em destaque, ou seja, o conteúdo tem que ser criado todo com foco na palavra chave escolhida. Você não deve começar falando sobre um determinado assunto e , ao longo do texto, ou vídeo desviar o assunto, e começar a falar de algo que não tem nada a ver com o principal.

Como Utilizar o Planejador de Palavras chave

O planejador de palavras chave do Google é  uma ferramenta ótima para encontrar as melhores palavras chave.

Primeiramente, para utilizar o planejador de palavras chave do Google, é necessário ter uma conta Gmail no Google.

Após isso, basta entrar no Google Adwords e fazer login. Em seguida clique em ferramentas e logo em seguida, em planejador de palavras chave.

Aí é só pesquisar os termos relacionados ao assunto que você quer criar conteúdo, e ver quais são as palavras chave mais relevantes. Fácil né. Más não é tão simples assim. A qui vão algumas técnicas para você não errar na escolha da palavra chave ideal.

Um erro muito comum cometido pela maioria das pessoas, é escolher palavras chave principais. Essas palavras chave provavelmente já estão sendo usadas por grandes portais, e isso dificulta a aparição de um site menor na primeira página. A concorrência é muito grande!!!

A imagem abaixo ilustra bem o que vou te explicar a seguir.

O termo pesquisado demonstrou um desempenho de 673.000 buscas mensais, e, logo ao lado, marca a concorrência do termo, que está em média.

Planejador de palavras chave

É aí que está o segredo, procure escolher termos com concorrência de média para baixa. Isso aumentará as chances do seu site ser encontrado nas pesquisas.

Melhor Plugin SEO WordPress

  • Yoast SEO

Este plugin é, de longe, o melhor plugin para SEO do WordPress. E o melhor é que, é totalmente gratuito. Há a versão paga para quem quer migrar o plano e obter mais funções, más a versão gratuita funciona muito bem e te dá várias dicas de como melhorar seu post ou site.

Para baixá- lo é bem simples:

Basta ir no seu painel WordPress, clicar em plugins > adicionar novo e pesquisar por YOAST SEO na barra de pesquisa. Em seguida, basta instalar e ativar o plugin.

Para poder usar todas as funcionalidades de forma correta é necessário configurar o plugin e clicando aqui você ficará sabendo como configurá-lo de forma correta e precisa .

Conclusão:

Aplicar técnicas de SEO não é difícil.

O princípio de tudo é focar em entregar conteúdo de qualidade e falar sobre o que propor no título do post. O Google não é bobo e sabe quando estamos tentando burlar seu mecanismo de busca. Portanto fique esperto, não repita a palavra chave muitas vezes durante o texto sem sentido algum.

Caso contrário, corre o risco de ser punido e o Google te colocar nas últimas páginas de pesquisa.

Banner promotor Ebook FNO

Gostou do Artigo???

Deixe seu comentário abaixo…

Abraço e sucesso sempre!!!

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!