Devido a grande quantidade de sites e blogs no Brasil, pesquisar palavra chave para colocar-se nas primeiras páginas do Google, se tornou uma tarefa difícil.

De nada adianta fazer um ótimo trabalho de SEO, se a palavra chave não for uma palavra bem ranqueada. A palavra chave é considerada o ponto principal para aplicar SEO no seu site (ou blog) e conquistar as primeiras páginas do Google, porém, é necessário ser muito bem escolhida.

Veja este artigo: SEO – Saiba Como Otimizar Seu Blog Em Apenas 5 Passos

Para pesquisar a palavra chave corretamente, é necessário utilizar algumas ferramentas e técnicas que eu vou te mostrar a seguir.

Como Pesquisar Palavra Chave Corretamente?

Pesquisar palavra chave

Primeiramente, é necessário focar no assunto destinado a palavra chave e especificar sobre o que irá falar.

Pesquisar palavra chave no Google

Você pode, facilmente, identificar sua concorrência através de uma pesquisa no próprio Google.

Por exemplo:

Se você estiver pesquisando sobre “como fazer bolo de fubá cremoso”, repare que nas pesquisas vão aparecer resultados generalizados.

palavra chave no google

Ao passo que, se você faz uma pesquisa de, “como fazer bolo de fubá cremoso no liquidificador com leite condensado”, você terá resultados mais específicos e direcionados a sua busca.

palavra chave no google

Quando utilizados termos gerais para fazermos a pesquisa, podemos observar que a concorrência é muito maior.

Observe a imagem de exemplo abaixo:

É possível observar que na imagem acima, pesquisando  sobre, “como fazer bolo de fubá cremoso”, obtivemos 485.000 resultados referente a pesquisa. Isso é sua concorrência.

Porém, o interessante é que esse número seja cada vez menor, aumentando suas chances de aparecer entre os primeiros do Google.

Já na próxima imagem, observamos que, ao pesquisar sobre,”como fazer bolo de fubá cremoso no liquidificador com leite condensado”, a quantidade de resultados para essa pesquisa caiu mais que a metade, mostrando 254.000 resultados.

Essas são chamadas palavra chave de calda longa. Esse tipo de palavra chave contém menos concorrência, porém, também contém menos procura em relação a palavra chave geral.

Isso não significa que você não será encontrado, muito pelo contrário, usar palavra chave de calda longa, faz com que uma audiência especifica te encontre e seja fiel ao seu conteúdo, podendo voltar mais vezes ao seu blog.

Utilizando Planejador de Palavras Chave

O planejador de palavra chave está localizado dentro do Google Adwords, um site onde você pode criar anúncios para seus produtos ou serviços.

Essa também mé uma ferramenta muito importante na hora de identificar uma boa palavra chave.

Porém, a maioria das pessoas não a utilizam da forma correta.

Para utilizá-la você precisará entrar no Planejador de Palavra Chave do Google, faça login e, em seguida, clique em ferramentas ⇒ planejador de palavras chave [ se caso o Google estiver pedindo para você criar uma anúncio, crie um anúncio qualquer, e configure o pagamento no boleto, apenas para ele liberar essa função para você. Depois cancele o anúncio e utilize a ferramenta].

Coloque primeiramente o termo principal do seu artigo, clique em obter idéias. Será aberta uma página, onde você verá um gráfico que mostra a quantidade de procuras mensais relacionadas ao termo escolhido.

Planejador de palavras chave

Após isso, observe que abaixo ele te dá várias opções de termos relacionados. Você verá o nome do termo, ao lado, a quantidade de buscas mensais, e logo ao lado, a concorrência para este termo, que está classificada entre: Baixa, Média e Alta.

Planejador de palavras chave

Procure escolher palavras chave que tenham uma boa procura e baixa concorrência.

Sempre relacione suas pequisas com a primeira que fizemos no Google. Observe que o termo principal “bolo de fubá cremoso”, tem uma taxa de  201.000 procuras por mês, com uma concorrência baixa. Você pode estar se perguntando: “Porquê não posso escolher este termo então?”

A resposta é simples:

Este termo é o principal, porém vimos anteriormente no Google, que a  concorrência dele é muito maior. Ao passo que se o termo principal estiver dentro da palavra chave de calda longa, já é possível ter um bom ranqueamento.

Utilizando Ferramenta Google Trends

o Google Trends é uma ferramenta utilizada para fazer pesquisa de mercado, ou seja avaliar o crescimento da procura por um determinado produto ou serviço.

Dentro dele também é possível pesquisarmos o crescimento da procura por determinados termos principais.

Porém, quando fazemos uma pesquisa utilizando palavra chave de calda longa, na maioria das vezes, ele não nos mostra nenhum resultado. Por esse motivo é interessante fazer uma pesquisa do termo principal.

Veja exemplos nas imagens abaixo:

TERMO PRINCIPAL

Ferramenta Google Trends

PALAVRA CHAVE DE CALDA LONGA

Ferramenta Google Trends

 

Conclusão

Para pesquisar palavra chave de forma correta, é necessário levar em consideração todos os resultados obtidos nas pesquisas mencionadas acima.

Sempre utilize o Planejador de Palavra chave, o Google Trends e o Google para obter melhores resultados.

Banner promotor Ebook FNO

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos no Facebook

Deixe seu comentário abaixo!!!

Abraço e sucesso sempre…

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários