Afinal, o que é marketing digital????

Essa  é uma pergunta que muitas pessoas vem fazendo, e neste post, você vai saber tudo sobre essa profissão tão comentada ultimamente.

Com o crescimento da crise, e, consequentemente, o desemprego no Brasil, as pessoas vem procurando, cada vez mais, formas de trabalhar por conta própria.

O marketing digital está entre uma das profissões mas procuradas entre os que gostam de blogs, criação de conteúdos, propaganda, etc…

Porém muitos não sabem bem o que é marketing digital, más desejam trabalhar no ramo e, na maioria das vezes, começam de forma errada.

O que é marketing digital

Pensando nisso, criei este post completo para que você saiba tudo sobre essa profissão.

Esses são os tópicos que veremos a seguir:

  • O Que é Marketing Digital

  • Marketing Digital Conceito

  • Ferramentas de Marketing Digital

  • Plano de Marketing

  • Estratégias de Marketing Digital

  • Programa de Afiliados

  • Tendências Marketing Digital

  • Vantagens do Marketing Digital

  • Curso Marketing Digital

  • Marketing Digital No Brasil

O Que É Marketing Digital?

De uma forma bem prática, marketing digital nada mais é, do que fazer propaganda de produtos ou marcas através da internet.

Apesar de isso parecer simples, não é tão fácil assim, pois existem várias técnicas utilizadas para se chegar ao público alvo. Tendo em vista que atualmente as pessoas vivem a maior parte do tempo online, o marketing digital vem sendo o queridinho de muitos.

Antigamente este tipo de trabalho era mais procurado por grandes empresas, porém hoje em dia, tem sido procurado por todo tipo de empresa, inclusive, pessoas que querem promover ou vender produtos, blogueiros, ou até mesmo pessoas que querem ver seu negócio crescer ainda mais.

Leia mais…8 Dicas para Trabalhar Com Marketing Digital e Conquistar sua Liberdade Financeira

Agora que você já sabe o que é marketing digital, vamos para o próximo tópico.

Marketing Digital Conceito

O marketing digital, como o próprio nome diz, vem do bom e velho marketing, só que melhorado para ferramentas digitais.

O marketing digital consiste em planos de ação voltados para propaganda e comercialização de produtos ou marcas através de mídias online, tendo em vista que, hoje em dia, vem aumentando a porcentagem de pessoas comprando online.

O marketing digital promove também, uma melhora de relacionamento entre as empresas e o comprador final, gerando confiança e credibilidade no mesmo. Isso se dá, através de várias estratégias aplicadas, fazendo com que este seja um trabalho que garante resultados por um bom tempo.

Ferramentas de Marketing Digital

  • Blog: 

Se você quer realmente trabalhar com marketing digital, e se tornar uma autoridade no assunto, é extremamente necessário que você tenha um blog.

A plataforma mais utilizada para isso, é o WordPress que te possibilitará montar um blog profissional, disponibilizando liberdade na configuração e utilização de vários Plugins que melhoram sua experiência online.

Não se esqueça de que, para ser profissional, é necessário que você registre um domínio .com ou .com.br.

Existem outras opções de domínios pagos, como .net, .org, porém os mais utilizados são .com ou .com.br por serem mais fáceis de as pessoas se lembrarem.

Não cometa o erro de montar sua estrutura principal (blog) em cima de ferramentas gratuitas, pois essas podem sair do ar de uma hora para a outra fazendo com que você perca todo seu trabalho.

Lembre-se que o blog é o alicerce do seu negócio.

  • Email Marketing:

email marketing

Essa é a segunda ferramenta principal para quem trabalha com marketing digital.

Existem no mercado ferramentas de Email marketing pagas e gratuitas, porém no começo é bem difícil a contração do email marketing por não ser tão barato quanto se imagina.

Pensando nisso, a ferramenta de email marketing que eu indico  para quem está começando, é o Egoi.

O Egoi é uma ferramenta de email marketing gratuita até 5001 contatos e, com ela, você tem direito a utilizar vários serviços, como o autoresponder.

Leia: 6 Estratégias Matadoras para Construir seu Email Marketing e Aumentar Suas Vendas

Para quem tem uma graninha para investir, eu indico a Aweber, uma das mais conceituadas empresas de email marketing do mundo. A Aweber disponibiliza 30 dias gratuitos até a cobrança da primeira fatura.

Um fato importante a se lembrar, é que, por ser internacional, é necessário possuir um cartão internacional para poder contratar os serviços de email marketing dela.

  • Mídias Sociais:

ferramentas de marketing digital

As Mídias Sociais são a terceira ferramenta mais usada por quem trabalha com marketing digital.

Ao passar do tempo, percebeu-se que as pessoas se relacionam com mais frequência através de mídias sociais.

Tendo em vista estes resultados, elas são usadas de várias maneiras para alcançar um publico alvo.

Através de relacionamento, engajamento, anúncios etc…

As principais mídias sociais usadas pelos profissionais de marketing digital são:

 

  • Facebook (perfil e páginas)
  • Youtube
  • Google Plus (perfil e página de negócio)
  • Instagram
  • Linkedin
  • Twitter

Agora, pra quem quer resultados mais rápidos e tem dinheiro para investir, pode fazer anúncios no Facebook Ads, Google Adwords ou Youtube Ads. A mais usada no momento é o Facebook Ads.

Estatísticas revelam que o Facebook é o site mais visitado do mundo. Para ter sucesso com anúncios no Facebook Ads, é necessário ficar atento as diretrizes do Facebook e fazer os anúncios de forma correta, para não ter a conta bloqueada.

Plano de Marketing

O que é um plano de marketing???

Plano de marketing é um documento escrito, onde é especificado todas as ações necessárias para atingir os objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para marca, produto ou linhas de produtos. Geralmente os planos de marketing podem durar 5 anos.

Para desenvolver um plano de marketing, é necessário que a empresa conheça bem o mercado em que atua.

Isso influencia diretamente, desde o planejamento, até a execução das campanhas. Pense no plano de marketing como um guia de crescimento constante da sua empresa garantindo resultados a longo prazo.

Para desenvolver um plano de marketing, é necessário aplicar algumas estratégias de marketing digital, que veremos a seguir.

Estratégias de Marketing Digital

Conheça e defina o seu público- alvo

Saber para quem você vai oferecer um produto ou divulgar uma marca, é essencial para ter resultados positivos.

Para definir o seu público, você precisará criar um avatar. Isso é feito, principalmente através de pesquisas. Pesquisando a concorrência, vendo nas mídias sociais quem comenta , quem curte, ou seja, quem se interessa pelo seu segmento.

Pelo Facebook, por exemplo, é possível ver se são pessoas casadas, solteiras, homens ou mulheres, jovens ou pessoas mais maduras. Existe também, o Facebook insights, onde você pode ver tudo isso através da sua conta no Facebook.

Você também pode acessar o Google Display Playner, que se encontra dentro da aba de ferramentas do Google Adwords. Lá também é possível fazer uma pesquisa a respeito do interesse relacionado aos termos do seu nicho de mercado.

Analise sua Concorrência

É de extrema importância que você conheça sua concorrência. Isso também é feito através de pesquisa de mercado.

Você pode buscar pelos termos escolhidos por você para criar seu projeto e ver quem trabalha no mesmo nicho que você e ver com o que as pessoas estão interagindo mais.

Através dessa pesquisa, também é possível saber no que sua concorrência está errando e procurar não cometer os mesmos erros.

Você pode analisar blogs, canal no Youtube, Fan Page, etc…

Use Técnicas de SEO

Para ser encontrado primeiro, é necessário usar técnicas de SEO em todos os seus projetos, principalmente, se você tiver um blog.

Diferente do que muitos pensam, SEO também é aplicado nas mídias sociais e tem a forma correta de fazer isso. A base do SEO é a palavra chave. Você pode encontrar a melhor palavra chave para o seu termo no Planejador de Palavras Chave do Google

 

Entregue Valor Para Sua Audiência

O que é marketing digital

O conteúdo que você entrega para sua audiência é um dos pontos principais para gerar autoridade e valor. Entregando valor, se gera valor.

Apesar de as compras online ter aumentado bastante nos últimos tempos, as pessoas só compram de quem elas confiam. Por isso, é tão importante que você entregue coisas que, realmente irão ajudar sua audiência. Seja em qualquer nicho que você for atuar.

Marketing De Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais especialidades de quem trabalha com marketing digital. Ele é  usado para causar engajamento com o público, possibilitando possíveis vendas através disso.

O marketing de conteúdo é utilizado, principalmente, em blogs, porém também pode ser utilizado em mídias sociais.

Programa De Afiliados

Existem no mercado, vários tipos de programas de afiliados, porém o mais utilizado para quem quer trabalhar com marketing digital, é a afiliação de produtos digitais. O site que eu conheço melhor e recomendo, é o Hotmart.

Basicamente, você se cadastra no site e, após isso escolhe quais produtos quer se afiliar. É importante que analise primeiramente o produto, para não sair por aí oferecendo qualquer coisa para sua sua audiência.

Lembra da autoridade??? Então se você oferecer um produtor ruim, você pode perdê-la, e será difícil recuperá-la novamente.

Como Afiliados estão Lucrando Alto???Descubra, em 10 Passos!!!

Ao vender um produto em que se afiliou, você recebe uma comissão pela sua venda, más fique de olho, você só recebe depois que passar o tempo de garantia que o produtor dá, caso a pessoa não goste do produto.

Tendências Marketing Digital

O segmento de Marketing Digital vêm aumentando cada vez mais… Confira as principais tendências do Marketing Digital para os próximos anos.

  • Marketing de Conteúdo em Alta

  • Estratégias de Remarketing Mais Eficientes

  • Indicações Sociais Ganharão Mais Importância Com SEO

 

  • Links Patrocinados: Facebook X Google (melhorias das ferramentas)

  • Redes Sociais Mais Ativas

  • Mobile Marketing Dominará Cada Vez Mais

  • Email Marketing Mais Responsivo E Segmentado

  • Carreira Em Alta

  • Empresas De Pequeno e Médio Porte Adotarão De Uma Vez Por Todas o Marketing Digital

Vantagens Do Marketing Digital

  • Levar Seu Trabalho a Qualquer Lugar

Uma das principais vantagens do marketing digital é que você pode trabalhar em qualquer local que possua uma conexão com a internet.

  • Disponibilidade de Horários

Para quem trabalha  em casa, essa é uma das principais vantagens de se trabalhar com marketing digital.

Você pode organizar seus horários de trabalho de acordo com a sua rotina diária.

  • Baixo Investimento

Qualquer Negócio que você for iniciar, é necessário um investimento bem alto. Já no setor de marketing digital, o investimento é baixíssimo, dando oportunidade para que mais pessoas comecem a trabalhar.

 

  • Setor Em Crescimento

vantagens do marketing digital

O marketing digital é o setor que mais cresce ao longo dos anos. E, a consequência disso, é que cada vez mais, empresários estão procurando por este tipo de divulgação.

Marketing digital não é considerado garantia de emprego, porém, é o setor que vem crescendo muito. Para se garantir no marketing digital, é preciso muito trabalho e dedicação, porém, é possível ver um futuro promissor neste setor.

 

 

  • Trabalhar Em Casa

A maioria das pessoas sonham em trabalhar em casa, e o marketing digital possibilita isso.

Trabalhar em casa pode fazer com que você seja mais produtivo.

A menos que você decida trabalhar em uma agência de marketing digital, trabalhar em casa é uma vantagem super valiosa para quem precisa estar perto da família no o dia a dia.

  • Salário

Na verdade, não existe um salário exato, assim como quem monta um negocio físico, o marketing digital também não garante um salário fixo por mês.

O quanto você ganhará, dependerá do seu esforço e dedicação. Tem profissionais na área que ultrapassam os  10.000 reais por mês, podendo chegar até 17.000 reais por mês, ou mais.

Portanto, se houver dedicação e esforço, o salário é promissor, basta trabalhar.

Curso Marketing Digital

Existem vários cursos que ensinam sobre o que é marketing digital.

Para quem não sabe nem por onde começar, também tem cursos que ensinam passo a passo de como começar.

Se você não tem nenhum conhecimento e gostaria de trabalhar com marketing digital, é bem importante que você faça algum treinamento que te ensine como fazer isso.

Para quem está começando, eu indico o treinamento Fórmula Negocio Online, um treinamento completo. Ele ensina sobre o que é marketing digital, a aplicar todas as estratégias, trabalhar com mídias sociais, enfim tudo que você precisa saber.

Tem também o curso da Karyne Otto, uma profissional, que está no mercado a um bom tempo e conseguiu resultados extraordinários com o trabalho de marketing digital.

O curso dela se chama Viver Melhor Agora e também te ensina o que é marketing digital e a trabalhar de forma orgânica (gratuita) e lucrar alto com isso.

Agora, se você já vem trabalhando com marketing digital, mais especificamente o marketing de afiliados, eu indico o Afiliado de Sucesso, criado pelos irmãos Dani Edson e Wesley Pereira.

Este curso vai te ensinar estratégias para conseguir vender muito trabalhando com afiliado, garantindo um lucro de mais de 5 dígitos.

Estudar é muito importante e a vantagem de fazer esses cursos online,  é que você poderá acessar as aulas a hora que quiser, e ainda receber futuras atualizações sem precisar pagar nada por isso.

Bom dada as dicas, cabe a você decidir por onde quer começar.

Seja dono do seu destino, faça algo que te traga prazer.

Marketing Digital no Brasil

Apesar de só se falar em crise econômica nos  últimos anos, o marketing digital tem mostrado crescimento perante este quadro.

Este foi o segmento que mais movimentou o crescimento em verbas publicitárias. Abaixo listei alguns números para você consolidar uma avaliação do crescimento deste segmento no Brasil.

  • Search (pesquisas no Google, Bing, Yahoo): 3,9 bilhões
  • Redes Sociais e Display, movimentaram 2,8 bilhões
  • Campanhas em Vídeo: 811 milhões
  • Campanhas Mobile (Dispositivos Móveis): 721 milhões

Aproveite a onda de crescimento do marketing digital no Brasil, escolha as melhores estratégias para seu negócio, procure por profissionais de qualidade e, se não puder, estude sobre o assunto e se torne uma autoridade.

Conclusão:

Agora que você já sabe um pouco sobre marketing digital, vale a pena relembrar os principais pontos para que você obtenha sucesso nos seus negócios.

Neste Post você viu:

  • O Que é Marketing Digital

  • Marketing Digital Conceito

  • Ferramentas de Marketing Digital

  • Plano de Marketing

  • Estratégias de Marketing Digital

  • Programa de Afiliados

  • Tendências Marketing Digital

  • Vantagens do Marketing Digital

  • Curso Marketing Digital

  • Marketing Digital No Brasil

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o que é marketing digital, vale a pena dar uma revisada no post, para não esquecer de nenhum detalhe.

Banner promotor Ebook FNO

Deixe seu comentário abaixo…

Compartilhe este post seus amigos…

Abraço e sucesso sempre!!!

 

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!