Você já se sentiu estar vivendo em um mundo que enlouqueceu? Você está sempre distraído, é quase impossível manter o foco. E não ter foco é parar de se concentrar nas coisas que são importantes.

Não ter foco faz com que você não seja capaz de produzir e pare de fazer o que deve ser feito com qualidade.

Se você continuar distraindo com tudo e entrar em qualquer oportunidade que aparece, fazendo tudo o que os outros lhe pedir para fazer e dizer sim a tudo… Um dia você vai acordar e dizer: “Uau, eu não fiz nada da minha vida.”

O foco é o que vai fazer você trabalhar com mais qualidade, vai fazer você produzir mais com menos tempo gasto. É o que vai fazer com que você tome medidas para pôr em prática o que realmente tem que ser feito para ter sucesso.

Este conteúdo é sobre como manter o foco no que é importante.

Se você deseja aumentar o seu foco e produzir muito mais em menos tempo… Colocar muito mais qualidade nas tarefas e até mesmo melhorar a sua vida , é essencial que você leia esse artigo.

Neste conteúdo, vou mostrar a você os 7 passos fundamentais para que você adquira o hábito de ter foco e continue com ele.

como ter foco 7 estratégias práticas

Estratégia 1 – Definir um motivo claro, uma razão para fazer o que deve ser feito!

Porque você tem que fazer um monte de coisa?

Qual é a vantagem de ter as coisas prontas?

Quando você tem uma motivação clara, e sabe os resultados que terá quando chegar a um determinado ponto. Isto é, quando você tiver concluído as tarefas, que você vai chegar a algum lugar.

Se você tiver esclarecido esse ponto, mas, principalmente, os benefícios que ele oferece, sua motivação para chegar lá vai ser muito mais alta. Fazendo com que você tenha muito foco sobre as tarefas que você deve executar.

foco no que precisa ser feito

Vou ilustrar para que você entenda melhor… Se você é um homem vai se encaixar bem, e se você é uma mulher vai imaginar a situação.

Imagine no meio da noite, sua mulher, com 9 meses de gravidez, começa a sentir as dores do parto… A partir desse momento o seu único objetivo é chegar ao hospital para que o seu filho nasça bem e sua esposa pare de sentir dor.

Este objetivo final é claro em sua mente e nesta situação, o seu foco é 100%! Você nem se lembrou do rádio do carro ou de trazer um lanche.

Qual sentimento você vai ter quando tiver as tarefas prontas?

Muito bom, não é mesmo?

O problema do foco é que as pessoas geralmente fazem algumas coisas. Mas sem ter uma intenção clara e acabam fazendo um monte de coisas que não significam nada.

Falando de sua vida, o processo é simples, escolha os passos para atingir o seu objetivo. Trace um plano e comece a trabalhar neste plano, com 100% de foco.

Deixe de lado o resto, destaque para o Plano!!!

Confira outros conteúdos recomendados pra você!

Estratégia 2 – Dizer Não

Parece fácil, mas não é, é normal termos a síndrome de super-herói. Queremos agradar a todo mundo. Ou falar sim para tudo o que nos pedem, e isso é a pior coisa que você pode fazer para a sua vida.

Não é apenas uma questão de foco, de falar sim para tudo o que é ruim no geral.

Lembra de seus planos e objetivos principais, que falamos no passo 1?

aprenda a dizer não

O que você não tem a ver com seus planos, deixe de lado. A cada sim que você fala, que não tem ligação com sua missão principal, vai levar você mais longe do seu objetivo. É assim, em tudo na sua vida!

Por exemplo, você não precisa aceitar todos os convites para jantar, você não precisa pegar todos os trabalhos que vêm até você e não deve iniciar todos os projetos e todas as ofertas que você faz.

Claro, você deve ser educado e saber como se expressar, ao recusar propostas.

Por exemplo, é apresentada uma proposta para um projeto de trabalho e você pode dizer que no momento está trabalhando em um grande projeto e não pode assumir qualquer coisa… Que não quer se comprometer e correr o risco de não fazer um bom trabalho.

Se você aceitar tudo, sua vida vai ser uma bagunça, você quer fazer tudo, mas no final não faz nada direito. Sua atenção está totalmente dispersa, porque juntam muitas responsabilidades.

Quando você começar a dizer não para as coisas, sua mente vai deixar você desconfortável. Você pode ficar um pouco ansioso, mas com o tempo você vai notar um alívio geral na sua vida.

Estratégia 3 – Tome menos decisões

Quanto mais decisões você toma, mais sua força de vontade e os níveis de energia são drenados… quanto mais decisões você toma o mais ineficaz você fica.

A chave aqui é minimizar as coisas e mudar alguns hábitos simples… perceber que tudo é uma decisão.

Se você trabalha com o seu computador e deixa o navegador com 10 abas abertas, por exemplo, ele atrapalha você.

A cada vez que você olhar para o seu navegador terá que decidir em qual guia vai clicar, e você tenta se concentrar. Cada vez que você olhar para sua tela, você ter que decidir o que vai fazer.

Não é incomum ouvir histórias de empreendedores, que usam a mesma roupa e a mesma camisa todo dia, e isso é para diminuir as decisões.

Algumas dicas que podem ajudar você no final do dia para arrumar o seu local de trabalho para o dia seguinte. Mesmo com a primeira tarefa do dia no centro das atenções.

Antes de ir dormir organize sua roupa, o café da manhã e o processo que você precisa seguir: levantar, trocar de roupa, tomar café, fazer algum exercício e começar o trabalho.

Deixar tudo pronto em sua mente e observe. Ai você começa o dia, sem ter que decidir nada, e durante o trabalho, diminua tudo e foque apenas em uma tarefa de cada vez.

Se você precisa acessar o Facebook e e-mails. Separe períodos específicos para fazer isso, trabalhe com poucas tarefas.

Essa é uma mudança de hábitos que não é fácil, sua mente vai tentar fazer você voltar, por isso você precisa de força de vontade.

Tenho convicção de que o foco é a chave para o sucesso nos negócios e na vida em geral.

foco na família

Se você estiver jogando com seu filho ou passa um tempo com sua namorada ou esposa vai ser muito mais legal se você está totalmente presente em vez de responder o Whatsapp, ou olhando para o Facebook o tempo todo.

Lembre-se, que a mudança de hábitos não é fácil, mas lembre-se também que o resultado final irá melhorar a tua vida.

Fazer mudanças de estilo de vida não é fácil, mas se você está aqui é porque você pode, sei que você pode e sabemos que essas mudanças são grandes para a sua vida.

Muitos aqui vão ignorar este conteúdo e não aplicar nada, mas uma coisa que você precisa saber é que a diferença entre o sucesso e o fracasso é muito simples, muito pequena.

Tudo depende apenas de uma atitude, entrar em ação, e é essa atitude que vai levá-lo para fora do estado que você está hoje, para um lugar muito melhor.

Levar a vida que você está levando agora já é uma decisão, você é que determina o rumo da sua vida, eu estou aqui apenas para te dar uma dica. Fazer uma ponte do estado em que você se encontra agora, para onde você pode começar a melhorar a sua vida.

Tudo vai depender de você e ficar parado, sem fazer nada, já é uma decisão, mas acredito que é possível.

Trabalhar focado faz com que você faça mais com menos tempo.

Além do que as tarefas estão com mais qualidade e é por isso que é importante.

A cada dia, faça uma análise, se você está parado, andando para trás ou indo ao encontro do seu objetivo. Por exemplo, se você entrar no Facebook, agora o provável é que você vai andar para trás.

Se você parar por 30 minutos para assistir o jornal e as notícias, você provavelmente vai andar para trás.

Comece a analisar quais as tarefas mais importantes para atingir seus objetivos principais, e focar-se apenas nelas.

Depois de um teste, o que você pode fazer é pegar uma folha de papel e uma caneta, e nos próximos 2 dias escreva tudo o que você for fazer. Anote desde uma espiada nos e-mails, mídias sociais… Desde quando você se levantou para tomar um café, tudo o que você faz, anote tudo.

Você vai perceber a quantidade de coisas inúteis que você faz e que podem ser excluídos do seu dia-a-dia. Faça um teste e comece a anotar as coisas que você não vai fazer.

Fanpage-de-sucesso-análise-de-concorrência

Reveja o que vai contra o resultado e exclua da sua rotina. Imprima uma folha, ou escreva em um papel a lista de coisas que você não deve fazer e deixe ao seu lado.

Mas se você ainda precisa realizar algumas destas tarefas, separe um tempo específico para fazê-las.

Estratégia 5 – Qual é a sua “tarefa mais importante”?

Pode ser uma grande tarefa, seu grande ganho, algo de muito valor. É como quando você trabalha em algo e quando você termina a tarefa você pensa assim, “Uau, eu estava produtivo, a coisa mais importante para fazer hoje, eu fiz”.

Colocando isso em prática, no dia anterior, determine a sua grande tarefa do dia seguinte, seria a tarefa mais importante do dia. E só de executar ela, já fez o seu dia mais produtivo.

Por exemplo, o meu grande trabalho amanhã é criar 3 vídeos para postar no Youtube. Amanhã, a minha tarefa será que eu não vou fazer mais nada antes de ter terminado esta tarefa que eu determinei.

Uma dica extra que você pode fazer é colocar uma pequena recompensa. Por exemplo, assim que você terminar a grande tarefa, pode tomar uma xícara de café e caminhar por 20 minutos para relaxar.

Não escolha uma tarefa que irá levar uma semana para terminar, e se ela for muito grande, divida-a em partes. Mas, você será capaz de terminar em poucas horas no início do seu dia, por isso não é muito cansativo para você.

Estratégia 6 – A Sua lista de tarefas secundárias

Depois de ter executado a grande tarefa do dia é legal você tenha anotado anteriormente a próxima tarefa. Exclua a tomada de decisões no início do dia, e já saberá o que você tem que fazer no final da primeira tarefa.

Anote as tarefas menores em uma folha e quando você executá-las risque no papel.

lista de tarefas

Isso funciona porque você não vai precisar tomar decisões sobre o que você precisa fazer, então você vai ter tudo anotado e planejado, na ordem em que deve ser feito.

Não vai perder tempo de ter que escolher a próxima tarefa, e seu cérebro vai sentir pequenas recompensas. Em cada tarefa que você riscar da sua lista, assim, motivá-lo a seguir em frente e realizar a próxima tarefa.

Tenha sua lista de tarefas secundárias pré-estabelecido para o seu dia.

Estratégia 7 – Fazer blocos de trabalho ininterrupto

Esta técnica vai deixar você muito focado e não é fácil, mas vai trazer uma grande diferença em seu trabalho. Fazer blocos de tempo no trabalho, sem interrupções ou distrações.

Se você quiser saber um pouco mais, pesquise no Google a “Técnica Pomodoro”. Você vai encontrar muita informação sobre o assunto.

Minha recomendação é de 50 minutos, 100 % concentrado, 5 minutos de descanso, mais 50 minutos de trabalho focado, e depois de 15 a 20 minutos de descanso, em seguida, repete-se o ciclo.

A técnica pomodoro o real fala sobre trabalhar em blocos de 25 minutos, mas eu gosto de blocos maiores de 50 minutos, você pode adaptar o que é melhor para você.

Você não pode pensar e não fazer mais nada durante o tempo estabelecido para a tarefa proposta, nada mesmo, somente o conjunto de tarefas.

Leva um tempo para entrar em total concentração, se você for interrompido a cada 5 minutos será a pior coisa para a sua produtividade. Além disso, o cérebro fica cansado depois de algum tempo focado em uma tarefa.

A produtividade depois de um tempo começa a diminuir, esse é o motivo das pausas para o descanso.

Trabalhar focado faz com que você faça mais em menos tempo e as tarefas têm muito mais qualidade, por isso é importante definir o que você não deve fazer para excluir de sua rotina, ou estipular um tempo específico para isso.

Você tem as tarefas preparadas para o dia seguinte, eliminando as decisões e perda de tempo.

blocos de tempo

Complementar todas elas fazendo blocos de trabalho, sem interrupções e sem qualquer distração.

Com isso, as estratégias apresentadas na parte 1, o seu foco e a produtividade, serão, com certeza, multiplicadas.

Resumindo:

É importante que você saiba que o que falamos aqui são as mudanças, são as conquistas de novos hábitos e isso não é fácil. Não é simples para iniciar um novo hábito, sua mente vai tentar fazer você desistir, especialmente no início.

Você tem que ser disciplinado e determinado! Lembre-se de que as recompensas que você vai ter de se livrar de maus hábitos e ganhar bons hábitos e produzir mais.

Quantas vezes eu não sabia o que eu tinha que fazer algo e simplesmente não fazia? Esta é a sua mente, deixando-o em sua zona de conforto. Mas, se você fazer sempre as mesmas coisas, sempre terá os mesmos resultados.

A partir de agora você vai ser mais disciplinado. E sei que se você está aqui, até agora, é porque você pode. Potencial de mudança você tem, basta ir e fazer.

O que vou dizer agora pode parecer auto-ajuda, mas digo que se você está aqui até agora, acredito que você pode mudar e melhorar a cada dia!

Por hoje é isso!

Até o próximo artigo…

Tchau!

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!