marketing de conteúdo e produção de conteúdo de qualidade

Imagine o marketing de conteúdo como dois vendedores do ramo de materiais de construção. Os dois querem vender o produto.

Porém, os dois têm difícil acesso, sendo que o único modo de chegar até eles é atravessando uma ponte. O primeiro vendedor vende madeira, e o segundo concreto.

O primeiro vendedor oferece a madeira e nada além. Não explica para o cliente como a madeira pode ser útil para construir uma ponte e porque é a melhor opção. Ele simplesmente oferece o produto. Quando a pessoa tenta atravessar a ponte, a tábua se quebra e ele não consegue reter o cliente.

O segundo vendedor explica as vantagens em se construir uma ponte de concreto, explica porque é melhor comprar o seu produto e como aquilo de fato pode ajudar os clientes a construírem pontes de qualidade. Cada vez que um cliente passa pela ponte firme e rígida, o vendedor retém mais um contato.

Basicamente, podemos dizer que o vendedor que vende concreto utiliza marketing de conteúdo para fazer suas vendas!

Mas o que isso tem a ver com a produção de conteúdo de qualidade?

Em outras palavras, podemos definir o marketing de conteúdo como um conjunto de estratégias utilizadas para aumentar a rede e confiança dos clientes através do fornecimento de um conteúdo de alta relevância, que ofereça algo de valioso para as pessoas e que faça elas se identificarem com os problemas ao encontrar uma solução realmente viável.

Ou seja, a produção de conteúdo pode ser sintetizada em três passos: atrair o cliente, reter seu contato e gerar lucro sobre a resolução do problema de sua persona.

O marketing de conteúdo vem sendo amplamente utilizado por empreendedores e empresas de pequeno e grande porte, utilizando as estratégias tanto para o B2B quanto para o B2C. E o resultado pode ser surpreendente utilizando o aumento do tráfego orgânico como métrica!

Os principais objetivos com o marketing de conteúdo são criar interações do usuário com a sua marca, nutrir os leads, diminuir gastos, conquistar um público cada vez maior, criar uma legião de divulgadores do seu produto e oferecer soluções reais.

A importância da segmentação do marketing de conteúdo

A produção de conteúdo de qualidade não basta. É preciso saber segmentar o conteúdo e atingir o público alvo correto. Vamos a mais um exemplo:

Imagine que você recentemente ingressou no mercado de afiliados e se afiliou a um programa de emagrecimento. Inicialmente, criou uma lista de e-mail marketing, mas não tomou o cuidado de segmentar a sua lista.

Produziu um conteúdo de relevância e qualidade, mas não o direcionou para as pessoas corretas. Imagine a seguinte situação onde quatro pessoas estejam interessadas no produto:

  • A primeira pessoa quer perder peso por pura questão estética. Ela não se importa em estar acima do peso, mas também acharia interessante entrar em forma;
  • A segunda pessoa começou a desenvolver problemas sérios de saúde, como Hipertensão e Diabetes. Emagrecer agora não pode ser uma simples questão de escolha, ela precisa emagrecer e ponto final;
  • A terceira pessoa não tem problemas de saúde, mas se sente envergonhada com o peso e sofre diariamente com o preconceito da sociedade;
  • A quarta pessoa quer uma dieta rápida e fácil, pois o verão está chegando. Depois disso, ela não se importa em ganhar peso de novo;

E poderíamos ficar o dia inteiro listando as centenas de motivos que as pessoas têm para perder peso. Mas você não pode se ater a apenas um exemplo e enviar um único conteúdo produzido para todas elas. Daí a importância em se segmentar um público alvo.

A pessoa que quer emagrecer para o verão não quer aprender como se reeducar alimentarmente. A pessoa com Diabetes não quer perder peso por pura questão estética.

É por isso que o marketing de conteúdo não se trata somente de escrever um texto com informações relevantes ou produzir belos vídeos.

O valor do conteúdo está justamente em transformar a dor de uma pessoa em resolução de um problema. Acredite, ninguém se importa de pagar caro quando reconhece que o valor é muito maior do que o preço de um produto.

Geração de tráfego qualificado através da utilização do marketing de conteúdo

produção de conteúdo e a segmentação

A melhor maneira de conquistar tráfego qualificado para um site ou blog não é exagerar no SEO e se esquecer do conteúdo de qualidade, ou utilizar magicamente o Copywriting e se esquecer totalmente de SEO.

O ideal é investir bem em marketing de conteúdo e trabalhar moderadamente o SEO.

Interagir com o usuário é de extrema importância para gerar tráfego de qualidade. Inclusive, essa é a premissa do marketing digital.

Criar uma página profissional, interagir com os usuários como um ser humano e não como um robô, responder a todos os comentários e estar sempre ativo nas redes sociais também é um excelente exercício para gerar mais tráfego orgânico.

Outra fonte de tráfego orgânico qualificado é o YouTube.

Portanto, ao pensar em produção de conteúdo, você não pode descartar essa fonte de tráfego!

É mais fácil otimizar um vídeo do que um artigo, e um canal bem trabalhado pode gerar um tráfego diário muito grande dentro de um blog.

Outra dica é escrever um Guest Post. Um Guest Post é um artigo postado em outro blog que fale sobre o mesmo assunto que você.

Claro que o ideal nesse tipo de estratégia é escolher um blog de autoridade e que possua um tráfego qualificado alto. E claro, você precisa injetar um conteúdo de excelente qualidade dentro do outro blog. Isso pode ajudar você a ganhar tráfego rapidamente, utilizando parte do tráfego do outro site.

Depois de conseguir a autorização do dono do outro blog, se certifique de que ele está bem posicionado no Google e que tem autoridade. Não adianta escolher um blog que ainda está no início. Em contrapartida, é bom que você também já tenha certo domínio e autoridade dentro do seu nicho. Caso contrário, dificilmente conseguirá essa autorização.

Você gostou de saber mais sobre produção de conteúdo de qualidade?

Deixe sua curtida abaixo! Aproveite para compartilhar essas informações em suas redes sociais, ajudando outras pessoas a construírem blogs de qualidade com informações relevantes através da utilização do marketing de conteúdo.

Até mais!

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Shirlei disse:

    Excelente conteúdo! Pra mim que sou iniciante no marketing digital é ótimo!

  2. Luma disse:

    Sou iniciante nesse mercado digital e seus conteúdos são excelentes, estão me ajudando muito !!!