Se você trabalha com marketing digital, eu diria pra você parar tudo agora e começar a trabalhar com vídeos. E saber como fazer um vídeo marketing é essencial para que o objetivo principal seja alcançado.

Não é segredo para ninguém que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. E, pensando nisso, existem cada vez mais pessoas interessadas em utilizar o Youtube para divulgar seus produtos e serviços. Más será que essas pessoas estão acertando na hora de criar um vídeo voltado ao marketing da sua empresa?

E você? Sabe fazer um vídeo Marketing?

Não é de hoje que se fala em marketing de conteúdo e isso pode ser aplicado e vídeos. A única diferença é que vídeos são falados. O que melhora, e muito a comunicação com quem está do outro lado da tela, o espectador.

Como Fazer um Vídeo Marketing?

Como Fazer um Video Marketing

Como Fazer um Vídeo Marketing

Antes de começar, acho importante que você saiba fatos importantes sobre o Youtube, que talvez ainda não saiba.

Estudos revelam que:

  • Mais de 1 bilhão de pessoas acessam o Youtube a cada mês. E a tendência são esses números crescerem cada vez mais.
  • O número de inscrições diárias teve um aumento 4 vezes maior comparado ao ultimo ano.
  • Em média, 65% das pessoas visitam um site depois de assistir a um vídeo. Ou seja, 65% das pessoas que irão assistir aos seus vídeos vão clicar no link da descrição. Aumentando consideravelmente suas conversões.
  • 90% dos clientes deram um importância significativa aos vídeos na decisão de compra. Podemos utilizar, como exemplo, alguns sites de compras online que já aderiram ao formato de vídeo na hora de descrever o produto, como o Mercado Livre, Magazine Luíza, Lojas Marabraz,  Casas Bahia, etc….

O cliente se sente mais confiante ao visualizar um vídeo falando do produto ou mostrando o mesmo. Isso faz com que ele ateste a qualidade do produto, ou não.

O Que Você Precisa Definir Antes de Criar um Vídeo Marketing?

Defina o Principal Objetivo do seu Vídeo

Defina se você quer que as pessoas comprem algo de você, se você quer que as pessoas entrem para sua lista de e-mail, se você quer que as pessoas comentem seu vídeo, se inscrevam no canal, visitem seu Blog, enfim, Defina qual a ação que você quer que a pessoa tome ao assistir ao seu vídeo.

Esse passo é importante para criar um vídeo voltado a ação desejada por você.

Defina Como Vai Entregar o Conteúdo [ Tipo de Vídeo ]

Existem vários tipos de vídeos que podem ser gravados para postar no Youtube.

Os principais são:

  • Videos de Conversa
  • Screencast ( gravação da tela do computador)
  • Entrevistas ou Depoimentos
  • Vídeos Animados, etc….

Crie um Roteiro para seus Vídeos

A criação de um roteiro é super importante para que você entregue um conteúdo de qualidade ao espectador. E antes de criar seu roteiro pesquise ( em fontes seguras ) sobre o assunto que vai falar no vídeo. “Não invente nada”.

Existem três formas de criar um roteiro:

  • Escrever palavra por palavra de tudo que irá falar no vídeo;
  • Listar em bullet points os principais tópicos do assunto do vídeo;
  • Construir um mapa mental com os principais assuntos do vídeo.

Criando um Super Vídeo Marketing | Estratégias

marketing digital

marketing digital

1.Primeiros 7 Segundos de Vídeo

Nos Primeiros 7 segundos de vídeo mostre ao espectador porque ele deve assistir ao vídeo. Fale porque o conteúdo será importante para ele, ou qual valor o conteúdo vai acrescentar na vida dele. Esse é o tempo que leva pra ele decidir se vai ficar ali ou não.

2. Vinheta de 10 Segundos

Faça uma vinheta de, no máximo 10 segundos dizendo quem você é e qual é o propósito do seu negócio. Cuidado com vinhetas muito longas. Elas podem fazer com que as pessoas abandonem seu vídeo.

3. Conteúdo

Crie um conteúdo que possa ser entregue de 2 a 10 minutos.

Comece falando  o que o espectador vai aprender com esse conteúdo. Entregue o conteúdo em passo a passo simples, sem enrolação. Seja objetivo, use uma gramática simples, que você está acostumado a falar no dia a dia par que as pessoas entendam bem do que se trata o vídeo.

No final do vídeo faça uma Chamada para a Ação (Call to Action) convencendo o espectador a realizar a ação idealizada antes de criar o vídeo. Lembra???

4.  Importância das Call to Actions

Faça Call to Actions de, aproximadamente 10 segundos e utilize os recursos que o Youtube oferece, como os cards e a descrição abaixo dos vídeos.

E, se caso você opte por colocar músicas de fundo no vídeo, lembre-se de utilizar músicas calmas e dê um tempo para que o espectador tome uma ação. Transmita Confiança!

5. Grave o Vídeo

Lembre-se de utilizar materiais de qualidade para gravar seus vídeos. Os principais requisitos para gravar um vídeo de qualidade são:

  • Qualidade da Imagem

Prefira utilizar câmeras que gravem em HD. ( Pode ser um Smartphone )

  • Áudio

Existem vários modelos de microfones à venda na internet, se não puder comprar um agora, utilize um celular como gravador de voz usando o próprio fone de ouvido como microfone.

  • Iluminação

Utilize uma soft box para iluminar o estúdio de gravação. Se não puder comprar uma, faça uma você mesmo. No Youtube você encontra alguns tutoriais ensinando o passo a passo.

Comece com o que você tem.

6. Edite o Vídeo

Lembre-se de colocar o máximo de capricho que puder na edição do vídeo. Mostre que você é um profissional.

Corte as partes que você não quer que as pessoas vejam, adicione textos, efeitos, enfim, use sua criatividade. Sem exageros, ok  😉 .

7. Revise e Suba o Vídeo para O Youtube

Não se esqueça de assistir ao vídeo até o final antes de postar no Youtube para garantir que não ficou com nenhuma falha.

Dica Final e Fundamental

online video

online video

Aplique SEO nos seus vídeos para que os mecanismos de busca do Youtube e do Google, mostrem seu conteúdo para as pessoas.

SugeridoPasso a Passo de Como Pesquisar Palavra Chave Corretamente!!!

Existem no mercado vários treinamentos online que ensinam tudo sobre SEO e colocar seus conteúdos e vídeos nas primeira página do Youtube e do Google.

A principal vantagem disso, é a geração de tráfego que faz com que aumente significativamente suas conversões.

Lembre-se que o Youtube é uma máquina de vendas, onde você cria conteúdo uma única vez e esse conteúdo fica disponível durante o tempo que for necessário.

Youtube Para Negócios

Treinamentos Online Para Youtube

Vídeo com o Passo a Passo de Como Fazer um Vídeo Marketing

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!