O marketing de conteúdo, também conhecido como Content Marketing, é uma ferramenta essencial para todas as marcas que se esforçam por ter uma forte presença online.

Se você quiser desenvolver uma estratégia de Marketing Online eficaz, você deve trabalhar cuidadosamente em seu conteúdo.

Esta disciplina consiste em criar conteúdo interessante e relevante, a fim de atrair tantas pessoas quanto possível, levá-los a ficar em seu site por mais tempo e incentivá-los a se tornarem clientes, comprando seus produtos ou reservando seus serviços.

o que é marketing de conteúdo

Portanto, um conteúdo atraente e de qualidade serve tanto como uma atração para os usuários da Internet que procuram produtos e serviços semelhantes aos que você oferece, bem como ajudar a aumentar a sua taxa de conversão entre os visitantes que vêm ao seu site.

No entanto, é importante ter em mente que não é o conteúdo que aumenta as vendas através de mensagens persuasivas, mas sim o conteúdo que cria interesse e confiança na na marca e no site em que ele aparece.

Onde colocar o seu conteúdo

Existem muitos locais internos e externos ao website da sua empresa onde pode adicionar conteúdos atrativos e relevantes que proporcionam valor acrescentado aos seus visitantes.

Internamente, é comum criar descrições detalhadas dos produtos e serviços que você oferece em suas páginas correspondentes.

Os ingredientes ou materiais com os quais eles são feitos também podem ser um tópico interessante para criar conteúdo.

Externamente, é comum ver uma grande quantidade de conteúdo de qualidade no blog acessível a partir da web.

Estes blogs servem para informar sobre o trabalho realizado pelas empresas, a sua visão de negócio, informações úteis sobre o setor em que exercem a sua atividade ou para demonstrar como uma empresa está ciente dos problemas globais, como as alterações climáticas ou a redução dos resíduos plásticos produzidos, entre outros.

administração do tempo

Ebooks e outros documentos para download também são uma grande oportunidade para criar conteúdo de grande interesse e desenvolver uma relação de longo prazo com seus clientes e potenciais clientes.

Leia Também

5 Pontos-chave para trabalhar em seu Marketing de Conteúdo

Além de atrair novos usuários e melhorar a taxa de conversão online do seu negócio, Marketing de conteúdo oferece outros benefícios importantes para o site da sua empresa e sua presença online geral.

Aqui estão as 5 vantagens mais importantes que você vai começar a trabalhar com o seu conteúdo:

  • Posicionamento:

Marketing de conteúdo é baseado no fornecimento de conteúdo de qualidade para os visitantes do seu site. Isto também é valorizado muito positivamente pelo Google para que o seu posicionamento SEO melhore.

Tenha em mente que o conteúdo de qualidade e conteúdo otimizado para os motores de busca muitas vezes andam de mãos dadas e trabalhar um desses conceitos, geralmente significa também trabalhar o outro.

  • Branding:
branding

Os conteúdos atrativos e relevantes que são criados no âmbito desta estratégia estão normalmente relacionados com a visão da sua empresa e com os valores que a definem.

 Assim, os utilizadores que leem os seus conteúdos irão identificar a sua empresa com estes valores e terão uma melhor imagem da mesma.

  • Lealdade:

Conteúdos interessantes podem aparecer nas ferramentas de fidelização, como boletins informativos, e podem produzir fidelização diretamente.

Neste último caso, deve-se ter em mente que se um site oferece diferentes materiais de interesse, os usuários que estão satisfeitos com eles vão voltar a visitar o mesmo site em busca de mais.

  • Experiência do usuário:

Esta é uma das prioridades mais comuns para os webmasters. Uma experiência positiva do usuário tem repercussões positivas em múltiplas áreas e, claro, nos resultados de vendas através da web.

Qualidade e conteúdo relevante pode ser muito útil para os visitantes que têm dúvidas sobre o que você faz ou quer saber as últimas notícias sobre o setor em que você se move.

Isto também tem um impacto positivo na percepção da atenção e orientação para o cliente.

  • Presença em redes sociais:

Conteúdo de qualidade é sempre de grande interesse nas redes sociais.

Dentro de sua estratégia de rede social é importante para atingir seus usuários sua visão e valores. Para isso não há melhor ideia do que compartilhar conteúdo que inclua a explicação deles.

4 Fatores a considerar na sua estratégia de marketing de conteúdo

Conteúdo de Qualidade
Conteúdo de Qualidade

Como em qualquer estratégia, há uma série de fatores a ter em mente se você quiser trabalhar o seu Marketing de Conteúdo de forma eficiente.

O seu público, o contexto em que se encontra e aproveite ao máximo os discursos disponíveis são alguns dos mais proeminentes.

Aqui os detalhamos:

  • Público:

Seu público-alvo é o principal fator que você deve cuidar e analisar continuamente. Saber quais são os gostos e necessidades do seu público e que tipo de conteúdo eles esperam que o ajude a levar a cabo uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem-sucedida.

Nem todos estão interessados na mesma coisa.

Por exemplo, você poderia criar conteúdo muito interessante sobre a história da sua marca, mas se o seu público estivesse interessado nos materiais que você usa ao invés da sua história, este conteúdo de alta qualidade não seria muito útil.

  • Consistência:

Tanto a nível de SEO e níveis de fidelidade que você deve criar conteúdo em uma base regular, tornando a sua estratégia de Marketing de Conteúdo consistente. Não faz muito sentido atualizar textos de 5 páginas do seu site um dia e não contribuir com mais conteúdo novo nos próximos 5 meses.

Por exemplo, uma estratégia eficaz seguiria um calendário de publicação de 1 post a cada semana ou a cada duas semanas.

  • Contexto:
contexto

O contexto é muito importante para que o seu conteúdo seja considerado relevante.

Se existe um tópico de grande importância atual na sociedade e tem a ver com o seu setor, é interessante tirar partido dele e escrever sobre ele.

Isto irá principalmente ajudar a sua estratégia nas redes sociais onde o conteúdo atual, é mais susceptível de ser partilhado e tornar-se viral.

Se há um produto ou serviço que você oferece atualmente que tenha sido particularmente bem-sucedido, recomenda-se que você crie todos os tipos de conteúdo sobre ele.

Afinal, as pessoas gostam de ler conteúdo sobre o que gostam.

  • Aproveite ao máximo os seus recursos:

Você pode querer começar a trabalhar mais seriamente em Marketing de Conteúdo e você já pode ter algum conteúdo publicado anteriormente. Você não precisa criar novos conteúdos a partir do zero.

Atualizar o conteúdo atual e adaptá-lo às necessidades atuais é uma estratégia altamente recomendada.

Além disso, em muitos setores, as novas funcionalidades destacam-se pela sua ausência e muitos conteúdos são mantidos desatualizados durante anos e anos.

Neste tipo de casos, basta atualizar ou adicionar informação extra para poder utilizá-las como conteúdo recentemente criado e relevante para os seus utilizadores.

E agora, implemente a sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Neste ponto, você sabe por que o Marketing de Conteúdo é essencial e quais são as melhores práticas para tirar o máximo proveito dele.

Agora é a hora de você começar a criar conteúdo novo, original e relevante para o seu site…. Certamente em pouco tempo você vai começar a ver os resultados!

Conteúdo Produzido pela rankingCoach

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!