O que é Funil de Vendas no Marketing Digital? Tudo o que Você Precisa Saber Neste Post!
O funil de vendas no marketing digital consiste em uma série de etapas, desde o reconhecimento da marca até a conversão final. Quando devidamente criado, o funil de vendas de marketing digital aumentará:
- O número de clientes potenciais qualificados;
- Visibilidade entre clientes potenciais;
- A receita total do seu negócio.
Afinal, hoje em dia, se você deseja alto desempenho de vendas e fortalecer sua imagem digital, o funil de vendas é fundamental para formular sua estratégia.
Agora que você sabe um pouco mais sobre funil de vendas no marketing digital, continue no artigo de hoje e entenda mais sobre o papel do Funil de vendas no seu negócio online.
Quais são as Etapas no Funil de Vendas
Embora o processo de compra de cada cliente não seja totalmente linear, os consumidores passarão por várias etapas em sua jornada. Cada uma delas aproxima o indivíduo da conversão final.
Nesse caso, as pessoas que já conhecem seu produto, estão mais perto de comprar do que as pessoas que acabaram de conhecer sua marca.
Para entender a posição do consumidor na decisão de compra, o funil de vendas é dividido em várias etapas para que a empresa possa ajudar o cliente e fornecer as informações e o conteúdo de que ele precisa no momento certo.
De modo geral, o funil de vendas é dividido em três estágios: topo, meio e fundo de funil.
Topo do funil
Ideal para gerar reconhecimento da empresa e atrair potenciais clientes.
Para os vendedores, o topo do funil é sinônimo de clientes potenciais e clientes potenciais qualificados, ou seja, gerados por meio de atividades de marketing para reconhecimento de marca.
Meio do funil
Fase para melhorar a relevância do cliente e o valor percebido do produto oferecido, além de converter clientes potenciais em oportunidades de vendas.
Nesta fase, é preciso conhecer as necessidades da audiência, pois aqui as pessoas já sabem que existe uma solução para seu problema principal.
Fundo do funil
É nessa fase que as vendas são concluídas.
Nesse ponto será necessário provar a eficácia do produto que você vende.
Aqui você vai quebrar objeções, mostrar depoimentos de clientes satisfeitos, etc
Como Fazer um Funil de Vendas
Preste atenção nas etapas do funil de vendas e siga estas dicas para criar o funil de vendas perfeito para o seu negócio.
- Determine o topo do funil
O topo do funil é a primeira experiência do cliente com seu negócio. Independente de ser um negócio online ou não, você precisa proporcionar uma boa experiência para que sua primeira impressão seja a melhor possível.
Você precisa determinar como, quando e, porque os clientes entrarão em seus canais de comunicação. De um motivo para elas permanecerem.
Quando seu negócio alcança novos potenciais clientes, você precisa incentivar eles a se cadastrarem e entrarem na sua lista de contatos para receberem ofertas, conteúdos e novidades.
Em troca desse cadastro você pode oferecer um conteúdo gratuito, o que chamamos de recompensa ou isca digital.
Á partir daí o cliente precisa receber e-mails, onde irá percorrer as etapas do funil de vendas.
Mostre estudo de caso, quebre objeções, fazendo com que ele saiba que aquele produto irá solucionar seu problema definitivamente.
Por exemplo, no funil de vendas criado dentro da Egoi, você pode personalizá-lo com base na interação com o contato.
Leia também: 6 Estratégias Matadoras Para Construir Seu Email Marketing e Aumentar Suas Vendas
2. Escolhendo o foco do marketing
Você pode envolver seu negócio e marketing em torno do número de posições no funil. Os mais comuns são as partes superior e inferior do funil, mas apresentam problemas diferentes.
No topo, você precisa manter seus clientes avançando e permanecerem interessados em seu produto. Na parte inferior do funil, você precisa que os clientes tomem a decisão final de comprar de você.
Você precisa motivar seus clientes no topo, uma das etapas mais importantes do funil de vendas. Mostre o que sua empresa pode fazer para ajudá-los e resolva os problemas deles.
É difícil para os clientes entenderem seu produto.
É por isso que o topo do funil é um grande problema: geralmente leva tempo para ele perceber e entender como seu produto pode realmente ajudá-lo.
Por outro lado, na parte inferior do funil, você precisa fazer com que os clientes concordem e se sintam seguros em relação ao que você tem para oferecer.
Como Levar Tráfego Até o Funil de Vendas
Existem 2 Formas de gerar tráfego para o funil de vendas!
- Marketing de Conteúdo (Tráfego Orgânico);
- E Tráfego Pago (Anunciando Online)
Entenda que não existe um ou outro. O ideal é que você invista nas 2 estratégias para ter resultados constantes e rápidos com seu negócio.
Marketing de Conteúdo
Aqui você vai focar na produção de conteúdo baseada no que a audiência do seu nicho de mercado deseja consumir. Repare que eu disse “deseja” consumir e não “precisa” consumir.
Isso é muito utilizado para atrair as pessoas no topo do funil. Basicamente você vai entregar as respostas para as perguntas que as pessoas fazem no Google, YouTube, etc através de conteúdo.
Dessa forma o único investimento necessário é o de tempo, más caso você não tenha tempo, pode contratar freelancer para criar conteúdo para o seu negócio.
Tráfego Pago
Não é segredo que quando você investe em tráfego, os resultados são mais rápidos.
Além disso, existe a possibilidade de fazer uma segmentação detalhada de qual público você quer atingir.
Em plataformas como o Facebook Ads, por exemplo, onde os anúncios aparecem no Facebook e Instagram, geralmente os anúncios são criados para que está no topo do funil, ou fazendo remarketing para quem já teve contato com a empresa alguma vez.
Já no Google Ads a forma mais utilizada para anunciar é através da rede de pesquisa, onde você vai alcançar pessoas que pesquisaram sobre o assunto do conteúdo que você vai entregar como isca digital.
Essas são as 2 formas de trazer tráfego até seu funil de vendas e quanto mais segmentado for o público, mais assertivo será na hora de efetuar as vendas.
Ferramenta de Email para Criar um Funil de Vendas
Agora que você já sabe tudo sobre funil de vendas, entenda que será necessário utilizar uma ferramenta que automatiza a entrega dos emails.
A ferramenta que eu recomendo é a LeadLovers.
Com ela você pode criar uma automação, segmentando cada lead de acordo com a trajetória dele dentro do funil.
Conheça a LeadLovers e Comece a Criar Seu Funil de Vendas Automático
Conclusão:
Nesse artigo você descobriu que um funil de vendas nada mais é do que a descrição da trajetória do cliente até a compra.
Contudo, entender e saber empregar cada etapa do funil no seu negócio vai potencializar seus resultados.
Por isso foque em uma estratégia assertiva e coloque seu funil em prática quanto antes.
E se esse conteúdo te ajudou, não esqueça de deixar seu feedback logo abaixo, nos comentários.
Me Siga Nas Redes Sociais!!!
Até o Próximo!!!!
Acabei encontrando este artigo por acaso em minhas
pesquisas no Google, achei interessante o artigo. Com certeza
voltarei aqui em breve…..
Valeu, obrigada.
Seja bem vindo ao Marketing Digital Descomplicado.
Informações úteis. Felizmente, encontrei seu site sem querer,
e estou surpresa por não ter encontrado antes!
Eu marquei.
obrigada Krystal, seja bem vinda!!!!!
Pingback: Como Criar Uma Landing Page De Alta Conversão GRÁTIS