Antes de pensar em empreender, é extremamente necessário que se tenha uma mentalidade empreendedora para alcançar o sucesso. Isso se aplica tanto em negócios online, quanto em negócios físicos.

Embora este pareça um assunto banal, ter uma mentalidade empreendedora, é o que vai fazer com que você tome as atitudes corretas em relação ao seu negócio.

“Mentalidades são fundamentais para se ter sucesso”

Para se ter uma ideia, segundo dados do Sebrae, 80% das empresas fecham nos primeiros 5 anos de vida. E das que restam, 80% fecham com 10 anos de vida.

Isso significa que, a cada 20 empresas, 19 fecham sem ficarem abertas por muito tempo, e isso acontece por vários motivos. Entretanto, o que predomina, é a falta de preparação psicológica do empreendedor. “A mentalidade adequada”.

empreender

Aprender técnicas é importante, porém, eu acredito que aquele que entende de mentalidades, negócios e comunicação, tem uma capacidade maior de adaptação sobre qualquer mudança de mercado.

O fato é que, aquele que entende de princípios de marketing, comunicação e negócios, consegue traçar estratégias de crescimento constante e que irão funcionar a longo prazo.

Saiba o Que é Marketing Digital e Comece a Trabalhar Agora Mesmo!!! Guia Completo!!!

Conheça As 10 Mentalidades Para Empreender Com Sucesso

  1. Mentalidade 1: Inicie Seu Negocio Com Seu Próprio Esforço

Inicie seu negocio com o mínimo de gastos possível. Sem a necessidade de fazer empréstimos, ou ajuda de terceiros. Para que depois não precise dividir nada que ganhar.

Use sua própria energia, esforço e dedicação para trabalhar duro e focar nas suas idéias e colocá-las em prática. Tudo isso com o mínimo de recursos gastos (no início) possível. Depois, quando tudo estiver rodando certinho, aí sim é a hora de começar a investir.

Contrair dívidas no início de qualquer empreendimento, mesmo que você tenha certeza que irá dar certo, pode ser um erro terrível, e é um dos motivos que pode levar uma empresa a falência.

Então o conceito de “começar com seus próprios esforços” é essencial para o início de um empreendimento, até testar completamente a ideia e ter um bom capital de giro.

O recomendado para quem está iniciando, é ser o mais simples possível no início, e não contrair dívidas comprando equipamentos caros.

“Use o que você tem, da forma que você tem e com o que você tem hoje”.

Foque no que é importante e essencial, apenas aquilo que é necessário para alavancar o seu negócio.

  • Mentalidade 2: Comece Pequeno e Cresça Rápido…

Depois de falar sobre iniciar com o mínimo, e só depois que o negócio estiver estável, começar a investir com os lucros do próprio negócio, vamos falar sobre a segunda mentalidade. Que está totalmente ligada a primeira.

Muitas vezes nós iniciamos um negócio, uma ideia, que não tem como “falhar”. Pelo menos é o que nós pensamos que é. E gastamos todos nossos recursos possíveis. Esforço, energia, motivação e dinheiro, claro.

Isso pode ser a receita do fracasso, porque dirigimos toda energia pensando no dinheiro que poderíamos lucrar. Pensar nos lucros, não é errado, e também é válido. Porém, quando pensamos dessa forma, esquecemos do principal ponto, que é entregar valor para as pessoas.

Quando iniciamos algo grande colocando todos os nossos recursos nesse projeto, nos sentimos obrigados a fazer isso dar certo. O que é errado, pois é necessário começar devagar, testando e analisando os resultados, para só depois investir mais e fazer com que seja um projeto sólido.

Você precisará aplicar o conceito do teste e da pesquisa, começando algo pequeno e rápido. Sem colocar muito esforço, nem muito dinheiro. Colocando este projeto logo no mercado e analisando o feedback que terá em relação a ele.

Se não der certo, tente outras estratégias. E se, mesmo assim não der certo, mude para outro, pois você ainda não terá gasto todos os recursos disponíveis para você.

Como Trabalhar em Casa. Guia Absolutamente Completo!!!

Agora, depois de pesquisar e analisar, você ver que está tudo correndo bem, aí é hora de começar a investir e melhorar seu negócio.

Ps: Essa mentalidade de iniciar rápido, com poucos recursos, não é sinônimo de fazer as coisas de qualquer jeito. Você terá que se esforçar e entregar valor para seu publico alvo.

  • Mentalidade 3: As Coisas Podem Dar Errado| Esteja Preparado

esteja preparado

Isso é muito comum quando queremos empreender em algo novo.

As coisas podem não sair como você planejou, e isso é normal, é assim mesmo. Você irá encontrar dificuldades pelo caminho.

Segundo alguns estudos, 80% das coisas que você fizer, podem não sair como o planejado. Por isso, uma das mais importantes mentalidades aqui, é estar preparado para isso. e, mesmo que as coisas não saírem como o planejado, é preciso continuar persistindo.

Continuar tentando, tentando novos métodos, novas formas e novas abordagens de fazer as coisas. Más, principalmente, aprendendo cada vez mais e analisando os motivos de não ter dado certo. Quando alguma coisa dá errado é preciso analisar o porque aquilo deu errado, e na próxima vez, não  cometer os mesmo erros.

Se você persistir e continuar aprendendo, tentando e se esforçando, num longo prazo, a tenência é que as coisas deem muito certo. Pois suas atitudes já serão otimizadas e adequadas. E você já saberá o que não deve fazer.

Empreender não é fácil e errar faz parte. Leve isso como aprendizado.

  • Mentalidade 4: Você é o Único Responsável Agora

empreendedorismo de sucesso

Quando somos crianças e até adolescentes, estamos acostumados a não ter 100% das responsabilidades. Isso acontece até mesmo, quando trabalhamos como funcionários no mundo corporativo, pois o dono da empresa tem 100% das responsabilidades. E, quando fazemos algo de errado, podemos ainda, passar essa responsabilidade para outras pessoas.

Ao passo que, quando montamos o próprio negócio, temos 100% de responsabilidade sobre ele. E temos a obrigação de nos esforçar e fazer com que dê certo.

Você já pensou na quantidade de responsabilidades que um empreendedor tem. Ele têm que dar conta da parte fiscal, tem que gerenciar estoque, pagamentos, métodos de conduzir a empresa, enfim todas as responsabilidades são do dono da empresa.

Lembre-se que ao ter seu próprio negócio, você será o único responsável agora. Ninguém vai aparecer em forma de herói e te livra de um problema. Você terá que usar sua sabedoria e inteligência para contornar um problema.

Você é o único que tem que fazer seu negócio funcionar. Ninguém irá fazer isso por você!!!

  • Mentalidade 5: Seu Negócio Não é Um Trabalho, Administre-o…

Um dos pensamentos que mais podem prejudicar alguém que quer começar a empreender, é pensar que esse novo negócio é um emprego ou um trabalho. Você estará no comando agora e, se tiver uma mentalidade de empregado, isso poderá te trazer muitos problemas.

Pense no seguinte fato:

“Quando você está no seu trabalho, você trabalha para um sistema totalmente pronto. E construir esse sistema, gerir esse sistema e, ainda por cima fazer com que isso tudo dê lucro, é completamente diferente.

De modo que, quando estamos trabalhando em um emprego convencional, a única preocupação que temos é, entrar na hora certa, executar as tarefas a nós dadas e receber o salário no final do mês. E, então não precisamos esquentar a cabeça com mais nada.

Veja que o seu negocio não tem nada a ver com a espera por um salário, e sim com ma criação de valor. Suas atitudes devem ser tomadas pelo bem de todo sistema. Você não poderá trabalhar pensando apenas em executar apenas uma tarefa, pois você é responsável por tudo agora. Lembra?

8 Dicas para Trabalhar Com Marketing Digital e Conquistar sua Liberdade Financeira

  • Mentalidade 6: Seu Sucesso Acontece Quando Você Toma Uma Ação

seu sucesso

No mundo dos negócios, a atitude de tomar uma ação interfere diretamente no sucesso do seu negócio. De nada adianta estudar, pesquisar, e não colocar nada em prática.

Você precisará fazer as coisas acontecerem. Se tiver uma grande ideia, coloque-a em prática. E, se não puder colocá-la em prática naquele momento, anote-a em um papel, e tome uma ação assim que puder.

Observe que muitas pessoas que estão começando a empreender, ficam esperando as coisas acontecerem e não tomam as ações necessárias para o crescimento do seu negocio. Não cometa este erro. Esteja sempre ligado em novas estratégias e novas ações.

“Estude, pesquise e coloque  tudo em prática”

  • Mentalidade 7: Decifre o Código e Não Pense Apenas em Ganhar Dinheiro

Nós seres humanos, queremos sempre uma realização imediata e não pensamos no dia de amanhã. O quanto antes você parar de pensar em recompensas instantâneas, melhor vai ser para o seu negócio.

Quando falo em decifrar o código, falo na identificação da sua audiência, você precisa descobrir o que eles querem, quais são as necessidades deles. E, quando souber isso tudo, irá conseguir solucionar os problemas deles. Aí, o código estará decifrado.

Pense na construção do seu negócio, com lucros a longo prazo. Isso fará com que você construa um negócio sólido e estável.

  • Mentalidade 8: Você Vai Receber na Proporção Que Você Entrega

Observe que o dinheiro que você vai ganhar, não será pelo trabalho que você vai entregar, más sim, pelo valor que você irá entregar e gerar para as pessoas.

Quando você começar a pensar no que o seu cliente, realmente quer e precisa, tudo irá mudar. Eu sei que no começo é difícil, más, conforme você for aprendendo, vai conseguir gerar valor também para a sua audiência.

Como Ser Mais Produtivo: 10 Ações Para Executar Tarefas na Metade do Tempo

  • Mentalidade 9: O Sucesso Vai Acontecer Quando Vários Processos Certos Estiverem Funcionando Simultaneamente

Quando vários fatores críticos funcionam bem, alinhados e trabalham juntos ao mesmo tempo, seu negocio vai bem.

Se uma parte do processo não está sendo bem executada, todo o resto é comprometido. Por isso, é  importante analisar e testar sempre.

Várias coisas certas devem acontecer juntas para que tudo flua corretamente.

  • Mentalidade 10: Receita Não é a Mesma Coisa de Lucro

Para você começar a empreender e continuar tendo lucros e crescimento na sua empresa, seu rendimento bruto deve ser abatido de todos os gastos, reinvestir na empresa o mesmo do mês passado e acrescentar uma porcentagem a mais.

Então, o restante é lucro.

Quando você reinveste no seu negocio, ele se torna escalável, a receita aumenta e o lucro também.

Bom, agora só para você não esquecer das 10 mentalidades que te ajudarão a empreender com sucesso, vamos revê-las abaixo:

  1. Inicie Seu Negocio Com Seu Próprio Esforço

  2. Comece Pequeno e Cresça Rápido…

  3. As Coisas Podem Dar Errado| Esteja Preparado

  4. Você é o Único Responsável Agora

  5. Seu Negócio Não é Um Trabalho, Administre-o…

  6. Seu Sucesso Acontece Quando Você Toma Uma Ação

  7. Decifre o Código e Não Pense Apenas em Ganhar Dinheiro

  8. Você Vai Receber na Proporção Que Você Entrega

  9. O Sucesso Vai Acontecer Quando Vários Processos Certos Estiverem Funcionando Simultaneamente

  10. Receita Não é a Mesma Coisa de Lucro

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a pensar de uma forma concreta e positiva. E que você comece a empreender o mais rápido possível e tenha sucesso nos seus negócios.

Banner promotor Ebook FNO

Abraços e Sucesso Sempre…

Cadastre-se e Acesse o Curso GRÁTIS de Marketing Digital!

Do 0 a Mais de 6 Mil Por Mês!

Enviarei em Seu Email e Jamais Enviarei Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!